terça-feira, 17 de setembro de 2019

Redes Inteligentes na política do Brasil


Com o crescimento dos estudos em redes elétricas inteligentes, o interesse público também cresce. Em 2017, o Senador Eduardo Braga apresentou no senado um Projeto de Lei de iniciativa do Senado (PLS) para incentivar a modernização das instalações do serviço público de distribuição de energia elétrica. A PLS 356/2017 vem para alterar a Lei 9.427/1996 e a Lei 9.991/2000, visto a defasagem dessas de acordo com a necessidade atual de modernização das instalações e das práticas adotadas pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A PLS 356/2017 vem sendo discutida desde então pelo senado e pelos órgãos competentes para aprovação e ajustes necessários para a finalização e a possível aprovação. Desde que ela foi apresentada em 26/09/2019, ela já passou pela aprovação da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) em 21/03/2018, além da também aprovação da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) em 12/06/2018 e no momento, aguarda a aprovação da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, para seguir os tramites legais e finalmente ser aprovada.

A inclusão desta pauta no meio político mostra a preocupação do Estado para com a evolução das tecnologias de redes inteligentes que vem surgindo e cada vez mais será assunto e motivo de discussão tanto na área de pesquisa quanto na política. A PLS 356/2017 vem incentivar o uso de novas tecnologias na geração de energia distribuída, incentivar pesquisas para melhorias das instalações de distribuição, geração e transmissão de energia. Além disso, melhorias para o consumidor como controle em tempo real da sua conta de energia e da qualidade do serviço prestado.

Assim, podemos ver a importância de assuntos relacionados à modernização do sistema elétrico de potência serem pautados no meio político para incentivar pesquisas e melhorias nesse âmbito e aumentar a qualidade do serviço prestado.

Para mais detalhes sobre o andamento, datas de discussões, parecer das comissões, entre outros detalhes da PLS 356/2017  entrar no link abaixo:






Itajubá, 17 de setembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário