segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A arquitetura das redes elétricas


               Publicado na IEEE Power & Energy Magazine na edição de setembro/outubro de 2019, um artigo de Jeffrey D. Taft que fala sobre a arquitetura das redes elétricas, traz muitas informações interessantes e relevantes no estudo de redes elétricas e da transformação que estas passam e que ainda passarão nos anos que virão. Assim, trazemos aqui alguns pontos abordados por Jeffrey D Taft.

               A problematização do texto vem de mudanças que precisaram ser feitas no sistema de potência dos Estados Unidos devido ao aumento substancial não só de consumidores residenciais, mas de empresas que também fazem uso do sistema e que requerem certas mudanças. Com essas mudanças, o sistema se torna cada vez mais complexo e faz com que estudos complexos tenham que ser adotados de forma a entender completamente o sistema e a conseguir modifica-lo e é onde entra a arquitetura de rede.

               A arquitetura de rede é definida como a aplicação do sistema de arquitetura, teoria de redes e teoria de controle à rede elétrica e, além disso, são mostrados e explicados os elementos e as características que compõe esse estudo. Dentro disso, um ponto importante a ressaltar presente no artigo é a diferença entre a arquitetura da rede e o design na rede, onde o primeiro admite muitas implementações de acordo com o arquiteto e o segundo trata-se de uma arquitetura específica.

               Após uma breve apresentação sobre o assunto, Jeffrey inicia em seu artigo um processo demonstrando princípios para a criação de uma arquitetura de rede, indicando métodos e como realizar uma avaliação sobre o assunto. Com a ilustração de exemplos, o artigo é muito detalhado e algo que pode ajudar muito interessados e curiosos sobre o assunto.

               Para quem se interessou e quer saber mais sobre, o artigo está disponibilizado no site da IEEE, porém é necessária a realização um cadastro. Link presente nas referencias deste post.


REFERÊNCIAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário