terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Proposta de um projeto: Busca de soluções para os problemas provindos de inovações na rede elétrica




Hoje em dia, muito se fala que a solução para os problemas de poluição são os carros elétricos, que a solução para os problemas de geração de energia seria a utilização de apenas energias renováveis com implantação de mais campos eólicos e painéis fotovoltaicos para, além disso, iniciar um processo de descentralização da geração de energia que pode melhorar o sistema. Porém, um assunto que deve ser abordado na implementação de todas essas mudanças são os problemas que elas trazem e quais seriam as soluções para a resolução destes problemas.

            Inicialmente, podemos abordar os carros elétricos. Os carros elétricos, diferente do que muitos pensam é uma tecnologia do século XIX e só não teve sucesso devido ao surgimento de grandes reservas de petróleo no mundo no início do século XX, que fez com que os carros a combustão se tornassem muito mais baratos e comerciáveis. Outro fator que deve ser levado em consideração ao insucesso dos carros elétricos na época é a falta de independência destes devido ao sistema elétrico da época e a pouca tecnologia voltada para baterias, o que o deixava indisponível para viagens de longa distância. Apesar disso, os carros elétricos voltaram aos holofotes mundiais com a preocupação com a sustentabilidade e a escassez de recursos que podemos enfrentar, o que fez com que agora, com um poder tecnológico maior, carros elétricos se tornassem produtos que, apesar de caros, estão disponíveis ao consumidor.  

            Porém, ao falar de carros elétricos, temos que nos atentar ao fato de que estes têm uma potencia considerável e que seria complicado um grande número de usuários atualmente devido ao presente sistema elétrico. Imagine um cenário onde as pessoas estão retornando de seu trabalho e começam a se arrumar para sair e precisam carregar seu carro justo neste momento, no horário de pico. Isso faria com que houvesse um aumento substancial da potência utilizada e que deve ser suprida pelas unidades geradoras. Pode ocasionar um surto no sistema, visto que já é um horário onde o consumidor está utilizando quantidade considerável de energia e que, como já dito, carros elétricos tem elevada potencia nominal. Outro problema gerado por carros elétricos é a inserção de harmônicos na rede, que faz com que a qualidade da energia diminua e em um caso hipotético onde há muitos carros, isso pode se tornar um problema e que pode trazer grandes prejuízos.

            Outra tecnologia emergente no meio de geração de energia é a geração fotovoltaica e a geração eólica. Para muitos, solução no meio de geração limpa e que resolveria o problema, já para outros, uma preocupação com o aumento da inserção destes na rede, o que ocasionaria um problema novo e que deve ser motivo de preocupação. Em outro post, já falamos sobre o lixo gerado pelos painéis fotovoltaicos, mas este não é o único problema que ele traz. A utilização de conversores geram harmônicos que pioram a qualidade, sem falar em variações de tensão que ocorrem devido a não uniformidade da incidência de luz solar e até mesmo efeitos de fluxo de potência reverso, que podem trazer danos às instalações.

            Lado a lado com a geração fotovoltaica, a geração eólica também traz os seus problemas. Harmônicos e variação de tensão, como na fotovoltaica, também fazem parte dos problemas gerados pela eólica e, além disso, níveis de energia reativa que podem afetar geradores entre outros problemas que fazer desta geração algo que deve ser trabalhado para não ocasionar danos à rede e ao consumidor.

            Estes são apenas alguns dos problemas relacionados a estas novas tecnologias que estão surgindo, que devem ser estudados para que a transição para um mundo onde haja maior número de carros elétricos do que a combustão e onde a energia seja gerada de forma limpa seja de forma correta para que não ocasionem problemas novos que possam ser tão prejudiciais às pessoas quanto os problemas atuais. Além disso, vale ressaltar, estes são problemas que já foram encontrados nos atuais projetos, mas, com o aumento significativo destas tecnologias, novos problemas vão surgir e por isso devemos estar preparados para a solução destes.

            Este post foi baseado em trabalhos apresentados na disciplina EEL805 – Condicionamento de Energia, ministrada pelo Prof. José Maria de Carvalho Filho no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá. Abaixo disponibilizado o link com os relatórios em formato de artigo sobre os trabalhos de impactos na rede elétrica de painéis fotovoltaicos, geração eólica e veículos elétricos.

TRABALHOS:

13- PV X QEE;
14- Geração Eólica e QEE;
11 - VE X QEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário